Nossos Serviços

Inspeção de NR-13

Caldeiras

Conforme item 13.4.1.1, caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes, excetuando-se refervedores e similares.

Vasos de Pressão

Conforme item 13.5.1.1, vasos de pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da atmosférica.

Tubulações

Tubulações e/ou sistemas de tubulações devem possuir um programa e um plano de inspeção que considere, no mínimo, as variáveis, condições e premissas dos fluidos transportados; da pressão de trabalho; da temperatura de trabalho; dos mecanismos de danos previsíveis; e das consequências para os trabalhadores, instalações e meio ambiente trazidas por possíveis falhas das tubulações.

Tanques Metálicos

Tanques metálicos de armazenamento e estocagem devem possuir um programa e um plano de inspeção que considere, no mínimo, as variáveis, condições e premissas dos fluidos armazenados; das condições operacionais; dos mecanismos de danos previsíveis; e das consequências para os trabalhadores, instalações e meio ambiente decorrentes de possíveis falhas nos tanques.

Inspeção de Caldeira

Inspeção

As inspeções podem ser do tipo inicial, periódica ou extraordinária, dependendo da necessidade e situação da caldeira. Durante as inspeções realizamos ensaios e testes que julgamos ser de suma importância para avaliação e monitoramento da vida útil e eficiência energética. A inspeção ocorre conforme:
  • Norma Regulamentadora 13 e ASME, verificando a existência dos itens obrigatórios, estados de operação dos acessórios que dão condição ao equipamento e situações de alterações do sistema.
  • Experiência técnica e profissional, analisando todos os equipamentos de composição da caldeira quanto ao rendimento e capacidade.
  • Elaboração e apresentação do relatório de inspeção, com recomendações para atender as normas e sugestões de melhorias, analisadas e avaliadas por profissional habilitado, disponível em formato digital e físico.

Estrutura e Ensaios

Realização de ensaios com profissional qualificado, sendo:
  • Partículas Magnéticas.
  • Líquidos Penetrantes.
  • Replica Metalografica.
  • Dureza Portátil.
  • Medição De Espessura Por Ultrassonografia.
  • Ultrassom Convencional.
  • Ultrassom Com Registro (Phased Array).
  • Endoscopia Industrial.
  • Estetoscopia Industrial.
  • Ensaios de Suficiência de Válvula.
  • Ensaios de Suficiência de Bombas.
  • Ensaios de Estanqueidade.
  • Ensaios Hidrostáticos.
  • Ensaios Hidropneumáticos.

Bomba de Água (NPSH, Vasão, Pressão) - “CAVITAÇÃO”

NPSH indica a pressão mínima de entrada requerida da bomba para operação sem problemas (cavitação). Ela representa a somatória das pressões disponíveis, sendo: Pressão atmosféricas, pressão de vapor, as perdas de carga de conexões e tubulações até a entrada da bomba. No estudo da cavitação é preciso que o NPSH disponível na instalação seja superior ao NPSH requerido pela bomba, logo, NPSHd > NPSHr. Vazão é o volume de água a ser bombeado para dentro da Caldeira em determinado tempo, utiliza-se como unidade de medida metros cúbicos por hora de água (m³/h). Com o princípio que a cada 1 (uma) tonelada de vapor por hora consumido (t.v/h) é necessário a reposição dentro da Caldeira de 1 metro cúbico por hora de água (m³/h). Pressão da bomba é avaliada em altura da coluna de líquido ou metros de coluna d´água (mca), levando em consideração o peso especifico do fluido transportado e tipo da instalação para determinação da pressão no recalque da bomba. Abaixo estudo de caso aplicado em uma das inspeções de Caldeiras, aplicado em Bombas.

Quadro 01 – RESULTADOS DA INSTALAÇÃO

NPSHd (Disponível na Instalação)

3,79

mca

VAZÃO DA BOMBA

14

m³/h

PRESSÃO DA BOMBA

114,92

mca

FOTO 01 – CURVA DA BOMBA

QUADRO 2 – RESULTADOS CONFRONTADOS

 

RESULTADOS

Instalação

Bomba

Unidade de Medida

Cavitação

NPSHd > NPSHr

3,79

3,00

mca

Vazão da Bomba

Qd ≤ Qr

14

14

m³/h

Pressão da Bomba

ALMd < ALMr

114,92

144

mca

Dimensionando as três variáveis apresentadas (NPSH x Vazão x Pressão), nos projetos/inspeções desenvolvidos pela ANH ENGENHARIA são avaliados os pontos de trabalho das bombas versus as suas eficiências, estas análises dão ao cliente informações quanto a tomada de decisão na substituição da bomba levando em consideração a segurança e possível redução de custo no processo produtivo (R$/m³ bombeado).

 

Tubulações de utilidades

Realização de projeto, melhorias e implantamos sistemas de tubulações:
  • Rede de Vapor Saturado e Superaquecido.
  • Rede de Água de Alimentação das Bombas.
  • Rede de Água de Tratamento de Água (Abrandador, Deminerizador, Leito Misto, Osmose Reversa).
  • Rede de Condensado de variadas temperaturas 80 à 200 °C.
  • Rede de Fluido Térmico.
  • Rede de Combustível – Óleo e Gás.

Eficiência da Caldeira

Com base nos conhecimentos em caldeiras, análises e avaliações, podemos averiguar e comprovar, através de cálculos e estudos a eficiência energética. Conseguimos detectar gargalos, vazamentos, perdas, que possam comprometer a eficiência, e apresentar a empresa possíveis soluções. Também calculamos possibilidade de aumento da eficiência, visando crescimento e necessidade da empresa.

Melhoria Automação

Realizamos estudo sobre melhorias possíveis na automação e implementação de automação no equipamento, comprovando através de cálculos e retorno de investimento (payback) que as recomendações garantem mais rendimento, eficiência, e facilidade operacional. Para ver cases de sucesso, entre em contato.

Assessoria e Consultoria

Avaliação de Compra

A ANH Engenharia realiza o levantamento da demanda da empresa, apresenta as melhores opções de fornecedores e modelos construtivos da caldeira. Assessora na compra da caldeira e vasos de pressão, trazendo economia na melhor escolha do equipamento. Realizamos levantamento dos custos com a geração de vapor no momento e em projeções futuras.

Dimensionamento/Projeto do Equipamento

Visando avaliar, ajustar e apontar o equipamento ideal para empresa, pensando em curto, médio e longo prazo.

Segurança, Processo Produtivo, Operação, Estrutura Energética

Analisamos todo o processo, tubulação e necessidade de vapor, com cálculos para todos os casos prováveis (pouca e muita demanda). Levamos sempre, como prioridade, a segurança do patrimônio da empresa (pessoas e equipamentos).

Implantação de Caldeira

Conforme comum acordo, a Equipe ANH ENGENHARIA, audita o projeto e acompanha a fabricação até a montagem do equipamento, representando tecnicamente a empresa visualizando e fiscalizando o passo a passo da execução. Em todos os StartUp tem acompanhamento e a participação do profissional habilitado, facilitando a linguagem técnica do equipamento aos operadores da Caldeira.

Treinamentos

Realização de treinamentos e capacitação in-loco de Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras e Treinamento de Segurança na Operação de Unidades de Processo (para vasos de pressão de categorias I ou II), com plano de ensino conforme requisitos, orientações, carga horária e currículo mínimo necessário para aplicação do treino, aplicado por profissionais técnicos e didáticos. Ao final do curso e resultado igual ou superior a 7, disponibilizamos certificado com base na NR13.

Formação de Operadores de Caldeiras e Operadores das Utilidades de Processo

Os formandos nos cursos adquirem conhecimento técnico e experiências práticas de todos os acessórios e componentes, além do modo de operação dos equipamentos. Tornam-se capazes de evidenciar problemas, soluções imediatas, e implementações futuras a fim de aumentar rendimento e reduzir custo financeiro. Não formamos apenas Operadores, mas sim, Gestores de Caldeiras e Vasos de Pressão.

Reciclagem

A realização da Reciclagem do Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras assegura apresentação dos principais e mais importantes itens do equipamento, sendo necessário certificados de treinamento já realizado. Instrução de carga horária flexível, com aplicação de prova de conhecimento (sendo nota final igual ou superior a 7) e disponibilização de cerificado. Para ver cases de sucesso, clique aqui.